julho 04, 2010

Independence Day.

                                              

"When in the Course of human events it becomes necessary for one people to dissolve the political bands which have connected them with another and to assume among the powers of the earth, the separate and equal station to which the Laws of Nature and of Nature's God entitle them, a decent respect to the opinions of mankind requires that they should declare the causes which impel them to the separation."
     From the Declaration of Independence.

Antes da Independência, os EUA era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.

Os ingleses começaram a colonizar a região no século XVII. A colônia recebeu dois tipos de colonização com diferenças acentuadas:
*Colônias do Norte: região colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. Chegaram na América do Norte com o objetivo de transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias. Também chamada de Nova Inglaterra, a região sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes características : mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo do mercado interno.
*Colônias do Sul: colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração. Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.

Guerra dos Sete anos: Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.

A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos citar: Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa), Lei do Selo ( todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas).

Metrópole aumenta taxas e impostos: Estas taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de protesto mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston ( The Boston Tea Party ). Vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todo carregamento no mar. Este protesto gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos habitantes os prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.

Primeiro Congresso da Filadélfia: Os colonos do norte resolveram promover, no ano de 1774, um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. Este congresso não tinha caráter separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. Queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia.
Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.

Segundo Congresso da Filadélfia: Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.

Os Estados Unidos da América (EUA) comemoram hoje, 4 de Julho, o 234º aniversário da sua Independência. Nesta data, em 1776, treze colónias britânicas na América do Norte fizeram a Declaração de Independência, rejeitando a autoridade britânica, a favor da política de autodeterminação. As treze colônias tomaram este passo, pois os britânicos estavam se aproveitando da América do Norte, com impostos para pagar o prejuízo das guerras feitas pelos ingleses, entre outras explorações.

A independência foi oficialmente reconhecida pela Grã-Bretanha no Tratado de Paris. Desde então, a nação desenvolveu-se gradualmente, tornando-se uma super-potência, após o fim da Segunda Guerra Mundial, e passou a exercer grande influência económica, política, científica, tecnológica, militar e cultural no mundo.

O país tem uma república federal, com um sistema democrático de governo e presidencialista, isto é, o Presidente dos EUA é Chefe de Estado e de Governo. Como instituições governamentais existe o Senado e o Congresso. A Constituição dos Estados Unidos da América, datada em 1787, é composta por 7 artigos fundamentais e 22 aditamentos.

O país, frequentemente referido pelas siglas USA ou US (em inglês) e EUA (em português), é composta por cinquenta estados e um distrito federal. A maior parte dos Estados Unidos localiza-se na região central da América do Norte, possui fronteiras terrestres com o Canadá e com o México, e restante do país limita-se com o oceano Pacífico, o mar de Bering, o oceano Ártico, o golfo do México e o oceano Atlântico.

Dos 50 estados, apenas o Alasca e o Havaí não são contíguos com os outros 48, nem entre si. Os Estados Unidos também possuem diversos territórios, distritos e outras possessões em torno do mundo, primariamente no Caribe e no oceano Pacífico.

Cada Estado possui um nível de autonomia local, de acordo com o sistema federal. Ocupa uma área total de 9.363.488 km2, tem como capital Washington, e situa-se a 200 quilómetros da costa atlântica, no distrito da Colúmbia.

Os Estados Unidos apresentam uma flora e fauna diversa, tem áreas bastante rochosas, como por exemplo o emblemático Grand Canyon, como também áreas de vegetação, propícias a uma agricultura rica e de igual modo áreas secas, mas ao mesmo tempo benéficas para determinadas actividades.

O clima do país é extremamente diversificado, devido à situação geográfica a que o país está exposto (banhado pelo Oceano Pacífico, Atlântico e pelo Mar Beaufort que é influenciado pelo Oceano Glacial Árctico), assim sendo, o clima é geralmente temperado, com variantes como clima subtropical no Sul, clima mediterrâneo no sul da Califórnia. Os Verões são quentes e Invernos frios, principalmente no Norte.

Os maiores e mais importantes lagos dos EUA são: Lake of Woods, Agassiz, Bonneville, Champlain, Erie, George e Michigan. Em relação aos rios, dos muitos que existem, os maiores e mais importantes são: Mississippi, Missouri, Yokon, Arkansas, Colorado e Columbia.

O emblema dos Estados Unidos é composto por uma águia americana que trás consigo a expressão latina “E pluribus Unum”, que significa “ para todos, um” ou “ de todos, o primeiro”.

Em 21 de Agosto de 1959, o Presidente Eisenhower adoptou a bandeira final dos EUA, que consiste em 13 faixas (7 encarnadas e 6 brancas - que são as 13 primeiras colónias americanas) e 50 estrelas, que representam os actuais 50 estados norte-americanos.

O Hino “The Star Spangled Banner” foi aprovado por acto de Congresso em 3 de Março de 1931, como hino nacional dos EUA. Foi escrito pelo advogado e poeta americano Francis Scott Key a bordo da fragata British, durante o bombardeamento britânico em Baltimore, Maryland, em 1814.

A sua moeda é o dólar americano, que se divide em 100 cêntimos.

Nos últimos censos (2000) a população norte-americana era de 281.4 milhões de habitantes.
A diversidade está patente na caracterização religiosa da população norte-americana, nomeadamente cristã, 32%, protestante, 22%, católicos, 3%, judaica, 2%, ortodoxa, 1%, e muçulmana. Estes valores tendem a variar.

Nos EUA a diversidade de produção caracteriza bem o tecido produtivo deste país. As principais produções são: cereais, soja, algodão, tabaco, batata, citrinos, cana-de-açúcar, sementes de oleaginosas, produtos hortícolas e frutos, madeira, gado, peixe, carvão, petróleo e gás natural, minério de ferro, cobre, chumbo, zinco, ouro, prata

Oficialmente, a língua dos EUA é a inglesa, mas devido a grande diversidade de etnias existe neste país, uma cultura linguística enorme, possibilita que se falem todas as línguas existentes no Mundo.

Os desportos americanos mais praticados e os que mais têm levado o nome americano nos altos pódios mundiais são: basquetebol, atletismo, basebol, natação e ténis.

O actual presidente é Barack Obama, 44º e primeiro afro-americano a ser eleito presidente dos EUA, e tem como vice-presidente Joe Biden.

Dos 44 presidentes, o primeiro foi George Washington, que dirigiu os destinos do país de 30 de Abril de 1789 a 04 de Março de 1797. Passaram pela presidência 17 republicanos, 16 democratas, quatro democratas/republicanos, um federalista e o restante sem partido.

Happy Independence Day!


.

4 comentários:

  1. Oi Carol , nooossa fiquei mto feliz que vc me respondeu , e do seu comentario. rs
    então eu sou de Sampa , de Santo André , conhece? aqui esse intercambio é bem conhecido , tem mtas meninas que querem fazer , é bem legal , estudei com uma menina que fez o intercambio e adorou , agora está com o inglês bem fluente e trabalhando como Comissaria!
    Mais tô conhecendo bastante meninas ela net , isso é bem legal!
    Vc pretende ir qnd? já escolheu a agencia?

    ée tô mto ansiosa mesmo , rsrsrsrs
    mais com medo , pq meu inglês não é dos melhores , isso bate uma insegurança tremenda! haha
    Agora estou na expectativa pra ficar on line para as familias , rsrs
    tbm estou adorando seu blog , sempre com posts mto interessantes , rsrs

    Flooor , vamos manter contato sempre , estou adorando seu blog , continue assim viu!
    Qualquer novi te conto okay?
    beeeeijus , boa sorte SEMPRE! =]

    ResponderExcluir
  2. Decidi, nunca foi meu sonho e desanimei tanto quando vi alguns vistos negados, aparentemente sem motivos, e eu nao tenho como comprovar vinculo e pra holanda é mais fácil e europa é um sonho.. hehe!! Pois é menina e eu tava crente que o brasil ia vencer. Demos mole!! Eu moro em Duque de Caxias e vc?

    ResponderExcluir
  3. Saudadess em dobrooo!!!
    Tenha certezaaa :)

    Miga,
    Não sei se te falei, mas só vou viajar agora em 2011.2, resolvi fazer as coisas com calma e estudar melhor o inglês!

    Então acredito que vamos juntas! :)
    Eu sai do traabalho, guardei o dim dim para o programa de au pair, mas já estou procurando emprego para me manter até lá!!!

    Beijocas :)
    Nai

    ResponderExcluir
  4. Oieee Carolzitaa...
    Passando para agradecer sua visitaa.. que saudades de ti!! N~~ao some mais nãoo!
    Olha.. amei o seu comentário, sua dica abriu meus olhoss.. pra que perder tempo com cabelo, vala a verdade, nehhh?? Melhor poupar o nosso precioso tempo no nosso precioso ano..

    Seu postt ta super utill e interessante! Eu estava quando esquecendo do July 04!!

    Beijos.. cuide-se!

    ResponderExcluir