junho 19, 2010

Level of English. Should I be afraid?

A importância do inglês

Qual o nível de inglês necessário para ser Au Pair?
(Essa é a pergunta que always fica na minha cabeça, me pertubando, me deixando apreensiva, me deixando sem esperanças pra realizar esse sonho)

Li por ai, isto:
A resposta mais simples é: o nível suficiente para entender e ser entendida.
(E quando nos sabemos que estamos nesse nivel? Não temos como praticar todas as coisas diárias, costumeiras, que são super importantes)
 O programa tem, como principal intenção, aprimorar o nível de inglês, mas estão errados – completamente errados – os que pensam que é para aprender inglês. Não é. O nível é o “intermediário avançado”, porque não vale a pena arriscar a vida de crianças por falta de comunicação.

Eu concordo absolutamente com isso, não vale, não vale mesmo arriscar a vida das crianças.

Como eu sei se meu nível é suficiente?

Li por ai, isto:
As agências fazem testes de inglês para avaliar o nível de inglês das participantes. Cada agência faz um teste diferente, as vezes com teste escrito, as vezes com “listening” (escutar gravações em inglês), e principalmente conversa e diálogo. Passar no teste é um bom indício de que o nível de inglês é suficiente, mas a importância do inglês vai além disso, porque a conversa telefônica é muito importante para um bom match. A futura au pair tem que ser capaz de entender e falar inglês de maneira a comunicar-se com eficiência.
Consigo entender bem, mas não consigo falar...

Isso é normal, para a grande maioria das au pairs. Conseguir entender é um ótimo começo, mas é necessário saber se comunicar, e para atingir esse nível só com prática. Uma boa forma de começar é fazendo leituras, principalmente em voz alta. Artigos e textos na Internet são fáceis de conseguir. DVDs com legendas em inglês ajudam na pronúncia e no vocabulário. Lembre-se: falar e ler são coisas bem diferentes. Leitura é mais fácil porque fazemos com calma e sem pressão. O ideal é ler um artigo e tentar repetir o que foi lido em voz alta, em inglês, ou seja, interpretar.
Quais os riscos de se ter um nível baixo de inglês?

Muitos. O sucesso do programa está nos detalhes. No começo, todas as famílias relevam os detalhes e não os cobram, mas isso não dura muito tempo. Um lapso ou outro é normal, mas se a família ver que a menina não está aprendendo, eles vão pensar em mudar de au pair. Repetindo: uma au pair não viaja para aprender inglês e sim para aprimorar e ganhar fluência. Depois de escutar a mesma expressão algumas vezes, se a au pair não aprende, quer dizer que ela não está se esforçando, não está prestando atenção e não é do tipo que estuda muito. Essa é uma péssima impressão para a família!
Um dos principais motivos de rematch é a falta de comunicação entre as partes.

Principalmente, a au pair não consegue transmitir para a família de maneira clara e calma o que a está perturbando. Muitas vezes são coisas simples, como ajuda com o comportamento das kids, inconsistência nas regras, expectativas inexplicadas, nervosismo da au pair, saudades e homesickness. Mas se a au pair não é capaz de se comunicar e explicar o que ela sente, a família vai achar que ela não é capaz de cuidar das crianças e a partir do momento em que a família se sente insegura, o próximo passo é o rematch. Cabe à au pair explicar, de maneira convincente, que ela está feliz, que é capaz e que gosta da família. Se for do desejo da au pair, cabe à ela explicar os motivos do rematch, porque não concorda com as regras, etc.
Situações:
A família pede para trazer o carro de volta as 10 da noite, e você não entende.
As crianças não podem assistir mais de uma hora de televisão por dia, e você entende que eles podem assistir TV até uma hora da tarde.
Uma das crianças tem alergia a leite, e você entende que ele tem que tomar leite.
Um amigo de uma das crianças vem brincar em casa e ele não te escuta, você tem que ser firme nas regras.
Você não entende um recado dos pais do host de que eles estão vindo para passar o fim de semana com vocês.

Essas são somente alguns exemplos simples, mas problemas sérios podem ocorrer devido à falta de comunicação. Exercite sua fala e estude o máximo de inglês possível para aproveitar o programa com toda a intensidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário